A Prefeitura de Canoas pagou na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, os médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) que haviam paralisado procedimentos eletivos desde a última quinta-feira, 26 de outubro. As atividades serão retomadas nesta terça-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, as empresas responsáveis pelos contratos serão penalizadas, ainda que a pasta reconheça a existência de outros passivos. Não foram informados os valores nem o número de pacientes que deixaram de ser atendidos. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) acompanha o caso.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, os ambulatórios funcionaram normalmente, mesmo com a paralisação. “Pararam duas equipes de cirurgia geral e os anestesistas”, aponta. “Os procedimentos de urgência e emergência ocorreram, pois há uma questão ética”, destaca o secretário. Bósio reconhece que a questão financeira do HNSG é delicada. “Há uma questão financeira do hospital, dos últimos 15 anos”, aponta. “Nos estranha essa situação de paralisação às véspera de uma eleição.
O secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, afirma que o Município tem honrado os compromissos assumidos em abril com a categoria. “Pagamos mensalmente o que foi acordado, vamos punir as empresas que paralisaram”, garante. “Mas não teríamos condições de quitarmos meses atrasados e a competência do mês”, completa o secretário da Saúde.
Fonte: Diário de Canoas