O medico cirurgião torácico do Rio Grande do Norte, Jeancarlo Fernandes Cavalcante, foi escolhido nesta sexta-feira, 25 de novembro, presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel). A posse da nova diretoria da entidade marcou o encerramento da Assembleia Geral Ordinária, realizada em Brasília desde quarta-feira (23/11).
“Jeancarlo é jovem e experiente. Com seu entusiasmo vai oxigenar a Confemel e levar nossa entidade a patamares mais elevados no movimento médico internacional. Em nome da Federação Médica Brasileira (FMB), desejo sucesso em seu mandato”, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso, que participou dos três dias do evento acompanhado da vice-presidente Janice Painkow, da secretária Geral Malu Davi, da secretária de Relações Trabalhistas e Sindicais Edilma de Albuquerque Barbosa e da conselheira fiscal Nara Neli Torres (conselheira fiscal). O movimento médico nacional também foi representado na Assembleia por Wilson Machado (Pará), Adriano Sérgio Freire Meira (Paraíba), Mayra Isabel Pinheiro e Edmar Fernandes de Araújo Filho (Ceará), Mário Viana (Amazonas) e Eduardo Santana (ex-secretário Geral da Confemel).
O novo presidente tem tido participação efetiva na Confemel e acredita que a Entidade é muito importante “porque há um intercâmbio de auxílio e de aquisição de experiências entre países ibero-americanos e latino-americanos, o que gera um campo bastante vasto de experiências” destaca Jeancarlo.
A Entidade
A Confemel é uma entidade privada não governamental constituída por instituições médicas nacionalmente representativas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Haiti, Honduras, El Salvador, República Dominicana, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Em 2015, foram aprovadas as participações de Portugal e Espanha como membros permanentes da Confederação. Nesta Assembleia em Brasília, foi acatada a entrada de Itália e França. A FMB integra a Confemel desde abril de 2016.
Dentre os objetivos da Confemel está o intercâmbio de experiências sociais, científicas, tecnológicas e políticas em favor da saúde das pessoas que atuam na saúde. Outra finalidade é fortalecer as organizações médicas, garantir o prestígio e a dignidade da profissão, difundindo o cumprimento das normas éticas.
Saiba mais sobre como foram os dias de debate da Assembleia da Confemel em novembro de 2016, em Brasília, clicando nos links abaixo:
- Em Brasília: Políticas de saúde na América Latina marcam primeiro dia da Assembleia do Confemel
- Oito a cada 10 médicos sofrerão algum tipo de violência, diz dirigente boliviano
- Crise na Venezuela prejudica o exercício da medicina
- América Latina: Carta que pede o fim da violência contra médicos será apresentada nesta sexta-feira
Foto: Elpídio Júnior