O Movimento Unificado dos Profissionais da Saúde do Ceará decidiram paralisar por 24 horas a partir da próxima terça-feira, 11 de outubro. A decisão foi feita em assembleia geral, realizada na noite de quarta-feira, 28 de setembro, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia-Seção Ceará (ABO-CE). Haverá uma mobilização, às 8h, em frente ao Palácio da Abolição.
A data também pode marcar um possível encontro entre o governador e representantes do Movimento, conforme informação extraoficial do Secretário Estadual de Saúde, Henrique Javi, à Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dra. Mayra Pinheiro, que durante a AGE comunicou da decisão do secretário de não fechar a Emergência Obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). “Essa já é uma grande vitória, porque a decisão de não fechar a emergência, que estava praticamente certa, veio depois das nossas manifestações. Isso mostra que temos força para fazer as devidas mudanças”, destacou a médica.
Paralisação de 24h
As unidades que terão paralisação dos profissionais são: Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (HEMOCE), Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Doutor Waldemar de Alcântara (HGWA), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), Hospital São José (HSJ), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM) e Instituto de Prevenção do Câncer (IPC).
Caso não haja negociação, os profissionais podem decidir por uma greve geral das categorias. “Nós estamos lutando há muito tempo, apenas pelo que é nosso por direito. Convocamos cada profissional da Saúde, seja de qual for a especialidade, para que juntos, possamos lotar o Palácio do Governo no dia 11 de outubro e dizer que temos voz no nosso Estado”, disse a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece), Telma Corrdeiro.
Sobre o Movimento
O Movimento Unificado dos Profissionais da Saúde do Ceará reúne 10 (dez) entidades sindicais. São elas: Sindicato dos Médicos do Ceará, Sindicato dos Médicos Veterinários do Ceará, Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Ceará, Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará (SASEC), Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Ceará (Sindfono), Sindicato dos Nutricionistas do Ceará (SINDNUCE), Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Ceará, Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (Sindiodonto) e Sindicato dos Psicólogos do Estado do Ceará.
Fonte: Sindicato dos Médicos do Ceará