A mulher, desde o início da humanidade, sempre soube nutrir sua cria. Os conhecimentos eram passados pelas mulheres mais experientes para as novas gerações e assim foi, durante muitos e muitos séculos. Porém, a história da amamentação foi modificada recentemente. É uma tendência da mulher moderna querer se cercar de apetrechos que facilitem sua vida. E foi assim que o peito foi trocado pela mamadeira e o leite materno pelo leite em pó.
A falta de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de idade de um bebé contribui para mais de um milhão de mortes evitáveis de crianças por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A mesma organização revela que “menos de 40 por cento de crianças com menos de seis meses de idade são alimentadas exclusivamente com leite materno”, apesar de este ser o suporte adequado para mães e famílias e poder salvar muitas pequenas vidas.
O leite materno além de satisfazer a criança, também é responsável por proteger a criança de diversas doenças. A mãe também tem benefícios com a amamentação, pois perde peso mais rápido após o parto, e ainda reduz o risco de câncer de mama.
Fontes: SapolifeStyle / CalendarioBR