O presidente da Associação Catarinense do Médico Residente (ACMR) e representante do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina Regional Joinville, Douglas Barbosa, participou do 1º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem do Conselho Federal de Medicina e de reunião extraordinária da Associação Nacional do Médico Residente (ANMR), em Brasília no mês de agosto.
De acordo com Douglas, no que diz respeito às pautas dos médicos residentes houve avanços em várias delas, inclusive com formação de grupos de trabalho e montagem de cronogramas para cumprimento, acertado com todas as entidades envolvidas, principalmente Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). “No entanto o momento político do país acabou gerando instabilidade em todos os setores e os funcionários da CNRM foram exonerados, ou seja, até que se forme uma nova comissão as pautas ficam engessadas”, relatou o médico.
Segundo Douglas, apesar desta situação o atual governo se comprometeu a manter as pautas dos residentes, mas com ajustes no cronograma. “Enquanto a política nacional não se encaminha devemos manter a unidade e o debate em torno das situações que afligem nossos serviços. Enquanto isso, peço a todos que tiverem qualquer demanda para que entrem em contato com a associação estadual”, declara o presidente ACMR.
Fonte: Simesc