Após três dias com atendimento reduzido, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita retomou o atendimento normal à polução da região metropolitana de João Pessoa. Por falta de pagamento, os médicos contratados para atuar na unidade só estão atendendo os casos de emergência e urgência. A administração da UPA de Santa Rita é da Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC).
De acordo com o Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), o atendimento à população foi reduzido desde às 16h da terça-feira,23 de agosto, e a decisão dos médicos tem apoio do sindicato. “Constantemente estamos tendo problemas com o pagamento dos médicos na UPA de Santa Rita”, afirma Tarcísio Campo, presidente do Simed-PB.
O Sindicato informou que o governo do Estado está fazendo o repasse corretamente a organização responsável pela administração da UPA, porém, a ABBC por diversas vezes está atrasando o pagamento dos médicos, e no mês de julho, sem nenhuma justificativa plausível, só foi efetuado o pagamento de metade do salário.
Após reunião com os representantes da ABBC e os médicos que atendem na UPA decidiram retornar ao atendimento normal nesta sexta-feira, 26 de agosto, às 19h. A OS responsável pela administração da unidade comprometeu-se em honrar seus compromissos com a classe médica até o dia 15 de setembro, data que seria, também, de repasse das verbas do governo do Estado. Na pauta da reunião também foi discutida a possibilidade da regularização da contratação dos médicos, já que, muitos deles trabalham como prestadores de serviço, pessoa jurídica, para a organização social. Até o fechamento da matéria a redação não conseguiu contato com os representantes da ABBC, responsável pela administração da UPA em Santa Rita.
Fonte: Jornal da Paraíba