Por falta de respostas da Prefeitura de Olinda, Em Pernabuco, os médicos do município decidiram, em assembleia geral realizada na quarta-feira, 10 de agosto, suspender os serviços (ambulatório e PSF) por 24 horas na próxima quinta-feira, 18 de agosto. O movimento dos médicos reivindica melhores condições de trabalho, recomposição salarial e avanços nas negociações sobre a jornada de trabalho.
O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vai encaminhar oficio ao Conselho Regional de Medicina do Pernambuco (Cremepe) e Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando fiscalização das unidades de saúde, assim como denunciar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Uma assembleia está marcada para o dia 18 de agosto, na sede do Simepe, às 19h.
Movimento
As negociações entre médicos e a Secretária de Saúde de Olinda acontecem há seis meses, porém sem muitos avanços. O presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, esteve reunido algumas vezes com a secretária de saúde, Tereza Miranda, e elencou os pontos defendidos pelo Sindicato e a categoria: definição da jornada, condições de trabalho e recomposição salarial. Para o presidente do Simepe, o movimento começa a tomar um rumo mais incisivo devido a falta de resolutividade da gestão em sanar os problemas da rede municipal de saúde.
Fonte: Simepe