O material impresso só vai alcançar seus objetivos se for possível alcançar três itens: confiança, qualidade e preço acessível.
Após escolher com cuidado o profissional que irá fazer seu material de identidade profissional, o médico deve ter outro cuidado: escolher uma gráfica que tenha competência para imprimir este material. A escolha do profissional da área de design tem que ser criteriosa porque ele precisa conhecer as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) relacionadas à publicidade médica. Ao passar o material para a gráfica, o médico precisa estar atento para que a empresa consiga atender seu pedido não só no prazo adequado, mas na qualidade desejada. Tenha atenção a este material. É uma das ferramentas de marketing do médico. É o material que será usado para seu relacionamento com pacientes, fornecedores e amigos.
Como escolher a gráfica ideal?
Atendimento: procure uma gráfica que responda o seu chamado. E-mails sem resposta, telefonemas sem retorno, mensagens sem satisfação são indicadores de que você pode até ter recebido um orçamento atrativo, abaixo das outras cotações que fez. Ocorre que esse “silêncio” e falta de atenção à sua solicitação pode representar problemas na entrega de seu produto.
Produtos: Procure saber se a gráfica que você está consultando tem condições de atender o seu pedido da forma que você deseja. Se o profissional que fez a sua arte indicou um tipo de papel, uma determinada cor, um tipo especial de laminação e recorte e a gráfica tentar mudar o projeto, cuidado: você poderá ter problemas no resultado final.
Entrega: desconfie de gráficas que entregam produtos muito rápidos. Geralmente os produtos comprados na internet têm preços mais atrativos e geralmente também o cliente se depara com um produto bem diferente do que esperava. Cobre o respeito às cores indicadas pelo designer, peça atenção à qualidade da impressão das imagens e atente-se para o acabamento de seu material.
Planejamento: Organize sua rotina e saiba que o prazo da gráfica é estipulado de acordo com o que ela pode lhe atender. Cobre que o serviço seja entregue no prazo estipulado mas não force que a gráfica atenda seu desejo de prazo. A pressão para agilizar a entrega pode influenciar na qualidade do serviço final.
Valor: é preciso pesquisar mas nunca deixe de levar em conta que o “barato pode sair caro”. Faça pelo menos três orçamentos e avalie o custo benefício do produto que será entregue.
Gráfica online: É inegável a facilidade e a comodidade das gráficas online. A dica é: antes de fechar contrato com qualquer produto da internet, aproveite o recurso de pesquisa e investigue sobre a empresa que está prestes a fechar negócio. Tente localizar um telefone, busque os comentários em grupos, em redes sociais. Investigue!
Por: Carla Cavalheiro, jornalista, sócia da CCR Gestão de Comunicação, agência de Assessoria de Comunicação e Imprensa que atende a Federação Médica Brasileira (FMB), especialista em Estudos de Jornalismo, MBA em Gestão de Comunicação Pública e Privada e MBA em Gestão de Redes Sociais