Em recente visita técnica ao município de Tucuruí, realizada pelo diretor do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), João Gouveia, foi constatado que a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do município, que fica nas proximidades do hospital regional, apesar de ter sido divulgado o seu funcionamento, na prática não tem nada funcionando.
As instalações da unidade são novas com os serviços de braquiterapia e radioterapia modulada ainda não instalados. Também não houve ainda a inauguração oficial, mas a previsão de inauguração seria 10 de julho. Na área da quimioterapia não tem ainda cadeiras específicas para aplicação de medicações e nem os medicamentos adequados, afirma João Gouveia.
A Unacon será gerenciada por uma OS, a INDSH, que já se instalou no município há dois meses. “Não sabemos se já estão recebendo pelos serviços que não estão sendo realizados”, alertou o diretor.
As cirurgias oncológicas serão realizadas no Hospital Regional, o que no momento atual com a todas as deficiências apresentadas no hospital seria impossível, pois as duas salas cirúrgicas em funcionamento mal dão conta do atendimento à clientela específica do hospital. “Precisaria com isso que as quatro salas de cirurgias estivessem em pleno funcionamento para atender a unidade”, analisa Gouveia.
Fonte: Sindmepa