A pedido do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), o secretário de Estado de Segurança Pública do Acre (Sesp), Emylson Farias, recebeu uma comissão de entidades sindicais para debater as medidas que podem garantir a melhoria da segurança nos hospitais do Estado. O encontro garantiu a primeira ação, que foi a mudança na guarda do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb). A alteração passou a valer nesta quinta-feira, 14 de julho.
Segundo o vice-presidente do Sindmed-AC, Murilo Batista, será realizada um novo encontro na terça-feira, 19 de julho, no auditório da Sesp, para traçar um plano de ação para os outros hospitais.
“Nesta reunião, o debate terá como foco central a melhoria da segurança com a adoção de protocolos nas unidades de Rio Branco. Os hospitais do interior ficarão para uma segunda reunião”, afirmou o sindicalista.
Uma das medidas que foi prometida pelo secretário é a instalação de duas máquinas de identificação digital para todos que acessarem o Pronto Socorro.
Desde 2013, o sindicato vem buscando melhoria na segurança dos hospitais para evitar casos de agressões, assaltos e furtos. Para o presidente da entidade, Ribamar Costa, o governo do Estado precisa assumir a responsabilidade Constitucional de garantir segurança aos servidores e pacientes. “O governo e a Sesacre tem que cumprir com a responsabilidade constitucional de oferecer segurança aos servidores em todas as unidades de saúde”, confirmou o sindicalista.
Sindmed-Acre