A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) fez nesta segunda-feira, 27 de junho, um alerta contra golpes aplicados em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O comunicado foi feito devido os recentes casos registrados em três cidades do estado. No golpe, segundo a secretaria, os estelionatários telefonam para parentes de pacientes internados usando o nome da equipe da unidade hospitalar e pedem dinheiro para comprar medicamentos e realizar procedimentos cirúrgicos.
Em um dos casos registrados recentemente, a família de um paciente internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi procurada pelos golpistas. No telefone, os estelionatários pediam dinheiro para comprar um medicamento utilizado pelo paciente. No entanto, as vitimas desconfiaram e não realizaram o depósito na conta informada pelos criminosos.
Confome a secretaria, outro caso foi registrado em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Os golpistas pediram dinheiro para agilizar o procedimento na rede particular de saúde, com o argumento de que no SUS o procedimento seria mais demorado.
Segundo a SES-MT, os parentes do paciente quase venderam bens para depositar o dinheiro. Após procurar a polícia, a família registrou um boletim de ocorrência.
Em outro caso, registrado no Hospital Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá, os estelionatários entraram em contato com os parentes de um paciente e alegaram que precisavam de dinheiro para realizar um exame. Nos dois casos, as famílias também desconfiaram e não realizaram os depósitos.
Fonte: G1 MT