Médicos que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região do Butantã, na zona oeste de São Paulo, reúnem-se às 19h desta segunda-feira, 20 de junho, com a direção da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para deliberarem sobre os resultados da reunião realizada no dia 6 de junho. O encontro será na UBS Peri Peri, na Vila Sônia.
na reunião que passou, os profissionais levaram uma pauta de reivindicações em torno dos problemas gerados com a troca de gestão das UBSs daquela região. Eles pedem, por exemplo, mais participação nas decisões sobre a gestão das unidades.
Desde que a SPDM substituiu a Fundação Faculdade de Medicina (FFM) como gestora vários problemas têm sido relatados pelos médicos, como demissões coletivas e esvaziamento de algumas funções.
No encontro do dia 6, os dois lados decidiram formar uma comissão de discussão permanente.
Histórico
A SPDM assumiu o comando das unidades do Butantã – vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde – oficialmente em 1º de junho, mas o processo de transição já vinha acontecendo. Ao longo do mês de maio, médicos e demais profissionais se mobilizaram contra as demissões coletivas e outros problemas decorrentes da troca de gestão.
Com apoio do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), os profissionais têm se mobilizado com caminhadas e conversas com a população para explicar as adversidades decorrentes da troca da gestora.
Fonte: Simesp