O cirurgião da mão é aquele que atua em todas as patologias referentes a este nobre, complexo e fundamental segmento corporal, realizando desde o diagnóstico até os tratamentos (cirúrgicos ou conservadores) pertinentes. Embora seja uma especialidade antiga, criada após a Segunda Guerra Mundial, a cirurgia de mão é pouco explorada pelos profissionais da área de saúde, apesar de ser reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
— Como o Brasil é um país com elevado índice de trabalhadores manuais e, muitas vezes, os equipamentos e normas de proteção individual não são devidamente observados, grande parte dos atendimentos realizados em um pronto socorro são casos próprios para o cirurgião da mão — diz o Dr. Rodrigo Berlink, cirurgião de mãos do Centro Multidisciplinar Fluminense.
Contudo, são pouquíssimos os hospitais da rede pública que hoje têm esses profissionais ao seu alcance e um primeiro atendimento adequado pode ser fundamental para todo o perfeito decorrer do processo de recuperação funcional, laborativo e social do paciente.
A formação básica de um cirurgião da mão consiste na realização da faculdade de medicina, e posteriormente, como pré-requisito para a realização de uma residência em cirurgia da mão, necessariamente o candidato deve ter se formado como ortopedista ou cirurgião plástico.
— Estamos falando de, no mínimo, onze anos de formação para se tornar especialista em cirurgia da mão — destaca.
As doenças tratadas pelo cirurgião da mão incluem uma infinidade de patologias, desde as doenças degenerativas, como artroses e tendinoses, até as diversas patologias traumáticas, como cortes, esmagamentos, queimaduras, amputações, etc. Assim, idealmente, além das patologias degenerativas, todos os traumas relativos às mãos deveriam passar pela avaliação de um cirurgião da mão.
— Se tratando de lesões nas mãos, “pequenos traumas podem trazer grandes consequências”, inclusive sequelas funcionais, em virtude da complexidade e da importância das estruturas envolvidas — finaliza.
De acordo com o Federação Nacional dos Médicos, o salário médio de um cirurgião de mão é equivalente a R$ 11.675,00, proporcional à carga horária de 20 horas de trabalho semanais.
Fonte: Extra