Foi empossada na sexta-feira, 29 de abril, a nova diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O médico pediatra Tadeu Calheiros assume como presidente e tem como proposta intensificar o posicionamento firme e combativo da entidade quanto às denúncias na saúde, cobrando soluções de todos os entes que possam contribuir para modificar o cenário da carreira médica. A nova diretoria foi escolhida em processo eleitoral realizado em março. O novo grupo representará a entidade no triênio 2016/2019. O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso participou da cerimônia. A secretária Geral da FMB, Maria de Lourdes Carneiro David de Souza, assume nesta gestão em Pernambuco, o cargo de diretora de Assistência ao Associado. O secretário de Finanças da FMB, José Erivalder Guimarães de Oliveira também participou da cerimônia.
Tadeu Calheiros, que assume o cargo até então ocupado ocupado por Mário Jorge Lobo proferiu um discurso em gratidão a todos os familiares, amigos e colegas que acompanharam sua história profissional e sindical. Agradeceu pelo trabalho desenvolvido por outros presidentes que ajudaram a escrever de forma plural novas páginas de conquistas na história do Sindicato e reforçou o compromisso com a categoria na busca pela valorização da profissão. “Não vamos permitir que nenhum governo denigra o profissional, o trabalho médico”, pontuou.
Mário Jorge agradeceu ao apoio do grupo durante seu mandato, abordou em seu discurso de transmissão de cargo sobre o cenário político do país e celebrou a transferência do cargo ao amigo e médico Tadeu Calheiros. “É tranquilo afirmar que o Simepe está em mãos responsáveis, comprometidas com as bandeiras de luta dos médicos”, destacou Lôbo.
Entre as bandeiras de luta que serão priorizadas pela nova diretoria do Simepe estão o adequado financiamento e a destinação de 10% do PIB à saúde, a valorização profissional, o piso salarial, carreira de Estado para médico com justa e progressiva remuneração, integralidade na aposentadoria, além de ambientes de trabalho dignos e bem dimensionados à demanda de usuários.
De acordo com Tadeu Calheiros, os médicos sofrem também com a deterioração do sistema suplementar de saúde. “Salários e rendimentos estagnados ou decadentes. Maquia-se essa situação com os engodos das terceirizações e Organizações Sociais (OSs) que quase nada resolvem em definitivo, se obriga os médicos a criarem empresas (pessoas jurídicas) para desvinculações salariais e contratos precários”, enfatiza.
Em sua manifestação durante a cerimônia de posse, Waldir Araújo Cardoso chamou atenção para os graves problemas que afetam os médicos e a medicina, destacando o exercício da medicina por pessoas não habilitadas no programa Mais Médicos, a abertura indiscriminada de 80 cursos de medicina nos últimos cinco anos e a precarização das relações de trabalho dos médicos. Em relação ao momento político que o país atravessa, Waldir Cardoso chamou a categoria à responsabilidade: “Somos formadores de opinião e integrantes de uma categoria que é referência para a sociedade. Temos que participar cada um de acordo com sua visão de mundo, fortalecendo a democracia para contribuir para que o país saia desta crise mais forte”, encerrou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o secretário estadual de Saúde, Jose Iran Costa, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), André Dubeux, presidente da Associação Médica de Pernambuco, Helena Carneiro Leão, representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dalvélio de Paiva Madruga, da Academia Pernambucana de Medicina, Gentil Porto e da Ordem dos Advogados do Brasil (PE), Silvia Nogueira.
Composição da diretoria Simepe 2016/2019
Tadeu Henrique Pimentel Calheiros – Presidente
Claudia Beatriz Câmara de Andrade – Vice-presidente
Fernando Henrique Cabral – Secretário Geral
Mário Jorge Lemos de Castro Lobo – Dir.Administrativo
Walber Steffano Costa Fernandes – Dir. Relações Institucionais
Maria de Lourdes C D de Souza – Dir. Assistência ao Associado
Mario Fernando da Silva Lins
Assuero Gomes da Silva Filho
Marcus Villander Barros de Oliveira Sá
Eraldo Arrais de lavor
Mozart Lacerda Siqueira Campos Araujo
Maria de Fatima Vieira Campos
Alvaro Augusto Cavalcante Madeira Campos
Eduardo de Oliveira Magalhães
Lissandra Pinto de Moura