26 de abril é o dia de Combate à Hipertensão e a Sociedade Brasileira de Hipertensão reforça a Campanha Menos Pressão, iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância de se prevenir e combater a hipertensão arterial, doença que já acomete 30% da população adulta brasileira. No mundo, 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta.
Seu principal objetivo é demonstrar qual a influência da pressão arterial na qualidade de vida das pessoas e mostrar de forma prática o que ela ganha adotando hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
O que é a hipertensão ou pressão alta?
É quando a pressão que o sangue exerce sobre as artérias está alta. Muita gente tem pressão alta durante anos e não percebe porque a doença não causa sintomas, ou seja, você pode ter hipertensão e não sentir nada. Porém, se ficar sem tratamento, a doença pode trazer consequências muito ruins ao seu organismo.
Qual o problema de ter pressão alta?
A pressão alta ataca os vasos que se tornam endurecidos e estreitados. Com o passar dos anos, os vasos podem entupir ou romper. Quando isto acontece no coração, pode causar infarto; no cérebro, pode causar o derrame ou a demência precoce. Além disso, a pressão alta pode levar à paralisação dos rins.
Como eu sei que tenho hipertensão?
Você precisa conhecer sua pressão! A única forma de saber se sua pressão está normal ou alta é medi-la. Assim, sempre que for ao médico, ao posto de saúde ou participar de campanhas de saúde, meça sua pressão arterial. Você também pode medir sua pressão arterial em casa, mas procure orientação de como fazer isso de forma correta e use aparelhos com certificação.
fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão