A data, 5 de dezembro, escolhida para homenagear o Médico de Família e Comunidade, é a mesma da fundação da Sociedade Brasileira que congrega esses profissionais, em 1981, quando ainda era chamada de Medicina Geral e Counitário.
O Médico de Família e Comunidade é o especialista em pessoas, independente da idade, sexo ou problemas de saúde. Suas características principais são o acompanhamento das pessoas ao longo de suas vidas, excelência clínica, habilidades de comunicação e vínculo com uma população definida (comunidade). A presença deste médico é fundamental e há alguns municípios que valorizam a especialização nesta área.
A Medicina de Família e Comunidade começou no Brasil em meados da década de 70, com o movimento da saúde comunitária, e junto do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foi uma das bases para a criação da Estratégia Saúde da Família (PSF) nos anos 90. Tanto a estratégia do SUS quanto a especialidade médica se encontram em franca expansão. A Saúde da Família tem com mais de 30 mil equipes, atendendo mais da metade da população brasileira no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade